Construída pela força e vontade de António Bernardo Ferreira, a plantação de vinha iniciou-se logo no ano de compra, 1823.
Em 1827 é inaugurada a icónica adega da propriedade, na qual ainda hoje se produzem todos os Vinhos do Porto Vintage, de acordo com o método tradicional de pisa a pé.
Mais tarde, já sob a tutela de Dona Antónia Ferreira, é construída a icónica Capela e a Escola que recebia os filhos dos vários colaboradores. É também expandida a casa principal e inaugurada a estação de comboio que ainda hoje serve a propriedade - 1878.
Após a morte da Dona Antónia Ferreira em 1896, a propriedade ficou nas mãos dos seus descendentes, nomeadamente na família Brito e Cunha até finais dos anos oitenta.
Desde 1989, a família Symington tem sido a guardiã desta secular Quinta, tendo-se focado nos últimos trinta anos em reconverter as vinhas da enorme propriedade, dando prioridade à manutenção do legado de excelência e qualidade pelo qual a Quinta do Vesúvio é conhecida. Para além de preservar a tradição e história da Quinta do Vesúvio - produzindo exclusivamente Vinho do Porto Vintage de forma tradicional pelo método consagrado pelo tempo da pisa a pé - a família decidiu começar a produzir vinhos DOC Douro a partir de 2007.
António Bernardo Ferreira
Antónia Adelaide Ferreira
Aquisição pela família Symington
A Symington Atualmente